“Para alguém que tenha fé, nenhuma explicação é necessária. Para alguém sem fé, nenhuma explicação é possível.”
São Tomás de Aquino
O Senhor deu a vida por nós, mesmo sem precisar de nós. Fez isso como prova de amor, como uma maneira de não interferir o livre arbítrio e mostra que mesmo tudo o que foi feito para destruí-lo, Ele permanece como Soberano.
As provas não são claras, para um coração sem fé, pois qual seria o valor de conhecer facilmente, sem esforço. A fé é o que dá valor, o que dignifica o homem, já que ele precisa trabalhar na evolução da sua fé, que só é possível pela graça, através de Jesus e Maria.
Cada um precisa desejar e buscar de todo o coração a verdade. E se persistir, encontrará. E ao encontrar, saberá, vai sentir que é real e verdadeiro.
A busca por provas da existência de Deus, de Jesus e Maria, por ateus ou pessoas de pouca fé, sempre foi algo recorrente ao longo dos séculos. O maligno sempre buscou colocar está dúvida em cada um. Enquanto o Senhor, colocou no coração de cada um o desejo de buscar pela verdade, respeitando o livre arbítrio.
Contudo, mesmo um bom cristão não precisar de provas, parece que o Senhor permitiu que algumas ficassem pelo caminho para melhorar nosso entendimento e aumentar nossa fé.
Existem muitos fatos históricos que nos tiram estás dúvidas, onde especialistas e historiadores confirmam que Jesus realmente existiu, e que há diversos documentos romanos além dos livros da Bíblia, que comprovam. Ou seja, cientificamente é comprovado a existência de Jesus. Mas muitos questionam em relação aos milagres, que não poderiam ser comprovados cientificamente.
E não é verdade que tem coisas que a ciência também não consegue explicar sobre universo, sobre doenças ou que é considerado apenas teoria?
Com frequência se vê notícias de os cientistas descobriram que algo que já estava definido como certo, agora entenderam que na verdade era outra coisa.
Se a ciência nem sempre tem uma garantia absoluta, como pode-se definir como impossível algo que há tantos registros a respeito?
A ciência também não consegue explicar milagres que são um tanto recentes, como o Padre Pio tinha as chagas, como foi feito com perfeição a escada de São José, ou como, no manto de Nossa Senhora de Guadalupe, foi feito a pintura nos olhos que aparece o reflexo de outras pessoas, ou das fotos que mostram a grande quantidade de testemunhas oculares no milagre do sol em Portugal, o caso da mulher brasileira que se alimentava apenas da hóstia consagrada, e o próprio médico dela hoje faz palestras a respeito, as inúmeras curas inexplicáveis de doenças, que pessoas relatam que receberam graças.
Mas além dos fatos históricos, houve aparições de Anjos, de Jesus e de Maria, milagres Eucarísticos ou outros milagres que ocorreram em diferentes épocas, os quais são rigorosamente investigados pela Igreja, antes de serem considerados verídicos.
Além disso, há um número imenso de testemunhos de graças recebidas e você não precisa ir longe para encontrá-los.
O Beato Carlo Acutis fez um site detalhando os Milagres Eucarísticos que ocorreram pelo mundo todo. Site que você encontra o link aqui.
Há uma história muito interessante, que até foi feito um filme, de um investigador ateu, que resolveu investigar se Jesus realmente existiu, para convencer sua esposa a não ir a igreja, mas que após investigar acabou se convertendo e se tornou cristão. A seguir link do filme e do livro.
Um filme interessante também é “Deus Não Está Morto”, onde um jovem busca provar para um professor ateu, que Deus existe. O link a seguir:
Um testemunho do ator Jim Caviezel, que protagonizou Jesus Cristo no filme Paixão de Cristo, deu um depoimento emocionante do que ocorreu com ele. Assista no vídeo a seguir:
Mas lembre-se, você precisa buscar a verdade por você mesmo e desejar verdadeiramente. Comece rezando a Sabedoria 9 e lendo o Novo Testamento.