Principais | Rosário | Diversas | Terços | Breviário | Exorcísticas
“E tudo quanto vocês na oração pedirem com fé, receberão!”
Mateus 21, 22 .
Nós pedimos casas, carros, viagens, bens, saúde, mas se apenas pedíssemos para que o Senhor reine em nossos corações, para que nos conceda a Sabedoria Divina, teríamos tudo, não precisaríamos de mais nada, o resto vem por acréscimo.
“Peçam e lhes será dado. Procurem e encontrarão. Batam e lhes será aberto. Pois todo aquele que pede recebe, o que procura encontra, e a quem bate se abrirá.” Lc 11, 9-10
“Ele se voltará para a oração do indefeso, e não lhe menosprezará a prece.” Salmos 101, 18.
Precisamos entender que não importa qual oração, o que importa realmente é a fé na hora que está rezando, a sinceridade, a humildade, simplicidade e estar em estado de graça.
Santa Faustina dizia que a oração de uma pessoa pode mudar o mundo.
Jesus, além de ensinar a oração do Pai Nosso, explicou a oração da seguinte forma aos discípulos:
“Quando rezarem, não sejam como hipócritas. Eles gostam de rezar em pé nas sinagogas e esquinas das ruas, para serem vistos pelas pessoas. Eu lhes garanto: Já receberam a própria recompensa. Mas você, quando rezar, entre em seu quarto, fecha a porta e reze a seu Pai que está em segredo. Seu pai, que vê no segredo, recompensará você. E, ao rezar, não fiquem repetindo palavras inutilmente, como fazem os gentios". MT 6, 5-7
“Imaginem que um de vocês tem um amigo e vai procurá-lo no meio da noite, dizendo: ‘Amigo, me emprestei três pães, porque um amigo meu chegou de viagem e não tenho nada para lhe oferecer’. Lá de dentro, o outro lhe responde: ‘Não me incomode. A porta já está trancada, e meus filhos e eu estamos na cama. Não posso me levantar para lhe dar os pães ‘. Eu lhes digo: Ainda que ele não se levante para dar os pães por ser seu amigo, vai se levantar ao menos por causa da insistência dele, e lhe dará tudo aquilo de que necessita.” LC 11, 5-8
Então sejamos persistentes e consistentes.
“Deus tem sede de que nós tenhamos sede dele.” Santo Agostinho
Assim como um pai deseja que seu filho o ame e um filho deseja que seu pai o ame, Deus também espera isto de nós.
A oração é um dom, por isto precisamos nos esforçar e pedir ajuda ao nosso Anjo da Guarda e ao Espírito Santo. A oração em línguas é um exemplo, pois quem ora em línguas é conduzido pelo Espírito Santo, para uma oração digna ao Senhor, coisa que não seríamos capazes de fazer sozinhos.
É importante também para se aperfeiçoar na oração estar em dia com a Santa Missa, a confissão, a comunhão, a obediência aos mandamentos e a penitência, ser caridoso, doar o dizimo, para resistir as tentações e ciladas do maligno.
Podemos utilizar orações prontas, pois elas tem poder, pois geralmente foram inspiradas pelo Espírito Santo, por Jesus, por Maria, pelos santos ou pela Igreja. Porém é importante meditar e não apenas recitar no automático. É preciso procurar melhorar continuamente, para que a oração venha verdadeiramente do coração.
A melhor maneira de se aperfeiçoar na oração é se consagrar a Nossa Senhora, pois é ela a Medianeira, e ao entender que não podemos confiar em nós mesmo, de que somos fracos e que não podemos atingir a perfeição senão por Graça Divina, vemos que o melhor caminho é através da Mãe Imaculada.
“Quando tudo parecer perdido, eu estarei lá com vocês.” - Nossa Senhora
Outro ponto é estar atento ao cumprimento dos mandamentos. Jesus revelou a Santa Faustina, que a obediência vale mais que longas orações. Então se você se preocupar em cumprir os mandamentos, já vive em oração.
Fazer o sinal da cruz de forma respeitável (Se possível, se benzer com Água Benta);
Peça ao seu Anjo da Guarda que o ajude a orar de coração;
Clame ao Espírito Santo, “ Vinde, Espírito Santo”, para que conduza sua oração;
Meditar e perdoar quem lhe ofendeu;
Meditar e pedir perdão pelos seus pecados ( Pode se rezar o Ato de Contrição);
Meditar as coisas boas que recebeu e agradecer;
Rezar o Pai Nosso, pois é a oração fundamental, ensinada por Jesus Cristo;
Fazer sua própria oração com atenção;
Se rezar uma oração pronta, procurar depois conversar com a Mãe e o Senhor;
Pedir a graça, tendo fé e persistência;
Ao terminar, fazer o sinal da cruz.
Fazer estes passos ao menos uma vez ao dia. É uma rotina longa, mas com o tempo você irá fazer de forma ágil e nem vai perceber.
Se benzer com água benta antes da oração também é muito bom, pois a água benta, que é um sacramental, ajuda na remissão dos pecados veniais. Ela é a oração da Igreja, que sobe aos céus cada vez que é aspergida, e ela pode ser mais eficiente que uma longa oração, pois você pode rezar de forma distraída, mas a Água Benta, é uma oração da Igreja, intercedendo por nós. Pode ser aspergida quando for sair de casa e também carregar com você um vidrinho de Água Benta.
Acender uma vela benta, e oferecer ao Senhor. Segundo o Professor Felipe Aquino, da Canção Nova, desde os primórdios, a Igreja a assumiu como uma maneira de honrar a Deus, os santos, anjos etc. São, mais ou menos, como as flores que expressam honra e louvor.
Leia mais no link a seguir: https://search.app/T6Dfmyec5JhdsU5z5
Rezar também ao menos uma vez ao dia o Ato de Contrição e fazer a Comunhão Espiritual. Aqui no site você encontra estas duas orações, mas é importante meditar ao fazê-las.
Agora será muito mais intensa uma oração feita diante do Santíssimo Sacramento, pois estará diante de Jesus vivo, em corpo, sangue e espírito.
Mas se não puder ir diante do Santíssimo, você pode pedir que seu Anjo da Guarda vá em seu nome e adore ao Senhor por você.
Fazer o sinal da cruz de forma respeitável;
Clame ao Espírito Santo, “ Vinde, Espírito Santo”, para que conduza sua oração;
Fazer sua própria oração com atenção;
Ao terminar, fazer o sinal da cruz.
Mas se não conseguir fazer esses passos, saiba que qualquer um que rogar ao Pai de forma simples e verdadeira, Ele ouvirá.
A intenção é buscar por passar mais tempo dedicando atenção ao Senhor. Sei que é meu Pai, e posso ter uma conversa simples com Ele, mas também é o Senhor meu Deus, que merece todas as honras, e quando dedico toda atenção e cuidado a me dirigir, é para agrada-lo e melhor honra-lo. Não porque ele é o Ser mais poderoso do universo, mas porque sendo o Soberano do Universo, Ele se importou conosco, quando não precisava. E mesmo nos falhando com Ele, permanece nos amando.
E lembre-se: “Orai sem cessar” , “ Vigiai e orai”.
Se tem um problema, ora, sem tem tentações, ora, se tem desafios, ora, se ocorrer coisas boas, ora, se não encontrou, ora, se deu errado, ora, se deu certo, ora, se ficou irritado, ora, se ti provocarem, ora, se precisa organizar, ora, se não sabe o que fazer, ora, se precisar de uma vaga para estacionar, ora. Quando perceber, você estará conversando com o Senhor o tempo todo. Lembre-se que seu Anjo da Guarda está o tempo todo tentando ti ajudar, então conversa com ele também.
Além de seguir estes passos também é preciso estar atento se está seguindo uma vida cristã, fazendo penitência, fazendo doações ou ações de caridade, participando da Missa, se confessando ao menos uma vez ao mês, fazer adoração ao Santíssimo, fazer a leitura orante da Bíblia, não julgar ou condenar, entregar o dízimo de tudo que recebeu. Orar e louvar ao acordar, antes da refeição e antes de dormir. Estar atento aos dez mandamentos. E sobretudo, amar.
O importante é estar procurando melhorar e agradar a Deus, buscando pela verdade, pois quem busca vai encontrar.
Uma dica também é rezar toda manhã o Santo Anjo e Augusta Rainha, pois é preciso invocar os Anjos, para que eles possam nos ajudar. Rezar um Pai Nosso e as três Ave Maria, pois Nossa Senhora prometeu proteger aqueles que o fizerem. Rezar o Detem-te, pois Jesus prometeu proteger quem lembrar do seu Sagrado Coração. A Couraça de São Patrício, um verdadeiro escudo de proteção, pois invoca a Trindade Santíssima. Também o Salmo 90, A Armadura do Cristão.
Procurar reservar um horário para o rosário ou no mínimo o terço, pois a Mãe pediu que rezassem todos os dias.
Ao fim do dia rezar o Ato de Contrição.
Contudo ter persistência na fé é fundamental para compreender, como falou São Tomás de Aquino:
“Para alguém que tenha fé, nenhuma explicação é necessária. Para alguém sem fé, nenhuma explicação é possível.”
O Catecismo da Igreja Católica nos ajuda a entender melhor como crescer na oração e no entendimento da Bíblia e da Igreja. Por isso é interessante ter uma rotina de leitura e meditação do Catecismo.
“desejar instruir-se é amá-la.” Sab 6,20
A seguir, apresentamos o que o Catecismo nos posiciona sobre oração.
“Grande é o mistério da fé”. Esse mistério exige, pois que os fiéis nele creiam, o celebrem e dele vivam numa relação viva e pessoal com Deus vivo e verdadeiro. Essa relação é a oração.
“Para mim, a oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado ao céu, um grito de reconhecimento e amor no meio da provação ou no meio da alegria”. Santa Teresa do Menino Jesus e da Santa Face.
A oração não se reduz ao surgir espontâneo de um impulso interior, para rezar é preciso querer. Não basta saber o que as Escrituras revelam sobre a oração, é indispensável também aprender a rezar. Por uma transmissão viva (a sagrada Tradição), o Espírito Santo, na “Igreja crente e orante”, ensina os filhos de Deus a rezar.
De onde vem a oração humana? Qualquer que seja a linguagem da oração (gestos e palavras), é o homem todo quem reza. Mas, para designar o lugar de onde brota a oração, as Escrituras falam, às vezes, da alma ou do espírito, geralmente do coração (mais de mil vezes). É o coração que reza. Se ele está longe de Deus, a expressão da oração é vã.
A oração cristã é uma relação de Aliança entre Deus e o homem em Cristo. É ação de Deus e do homem; brota do Espírito Santo e de nós, totalmente dirigida para o Pai, em união com a vontade humana do filho de Deus feito homem.
A vida de oração consiste, portanto, em estar habitualmente na presença do Deus três vezes Santo e em comunhão com ele.
“ Ninguém será capaz de dizer: ‘Jesus é o Senhor”, a não ser sob influência do Espírito Santo" (1 Cor 12,3).
Cada vez que começamos a orar a Jesus, é o Espírito Santo que, por sua graça preveniente, nos atrai ao caminho da oração.